Estratégias de Aprendizagem dos estudantes universitários e metodologias de ensino adaptada pelos professores face à pandemia de COVID-19
Resumo
O objectivo deste artigo consiste em descrever quais as estratégias de Aprendizagem dos estudantes universitários e a metodologia de ensino que utilizam seus professores durante o período de pandemia COVID-19, que se mostra mais eficazes em relação à aprendizagem. Este artigo caracteriza-se por empregar método descritivo quanto ao objectivo de recolha de dados em relação aos procedimentos e quantitativo no que diz respeito ao tratamento e análise dos dados. A população de estudo é composta por estudantes e professores da Universidade Lueji A´Nkonde, com uma amostra de 230 alunos e 22 professores da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte. Relativamente aos resultados, foram obtidos através aplicação individual duma escola de estratégias de aprendizagem, em que notou-se, 4 factores capazes de explicar a variabilidade da escola. Verificou-se também que o método e técnica de ensino considerado muito eficaz para os estudantes é resolução de exercício, porém a aula expositiva (teórica) é a metodologia mais utilizada pelos professores. A utilização de livros e fascículos é mais apontado na importância e eficiência dos recursos para estudante, no entanto o PowerPoint (projetor) é menos utilizado pelos professores. Desta forma, concluiu-se que não houve uma concordância do que os estudantes consideram eficazes para seu aprendizado, pensou-se que outros estudos sejam realizados na mesma linha de investigação para aprofundar esta questão.
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