A função pedagógica do Mukanda na cultura Lunda-Cokwe: reflexões e evidências

  • José Eduardo Cândua José Alfredo e de Teresa
  • João Muteteca Nauege
Palavras-chave: Função Pedagógica; Mukanda; Cultura Lunda-Cokwe; Adolescente.

Resumo

O processo educativo é considerado complexo, por isso que deve procurar associar a educação formal (escola moderna) à educação informal (Mukanda), com vista a facilitar o alcance dos objectivos, pois no nosso contexto, essas duas áreas apresentam um único ponto de convergência: a transformação do homem. Por isso que a presente investigação tem como tema: "a função pedagógica do Mukanda na cultura Lunda-Cokwe: reflexões e evidências". Os resultados da entrevista aplicada a 17 munícipes mostram a necessidade de recuperar esta prática e indica como principais factores do seu abandono na sociedade: a guerra, perda de aulas na escola formal colonização e as religiões que desincentivam essas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-12-2021
Como Citar
Cândua, J. E., & Nauege, J. M. (2021). A função pedagógica do Mukanda na cultura Lunda-Cokwe: reflexões e evidências. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 3(2), 35-42. Obtido de https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/254
Secção
Artigos