A Literatura infanto-juvenil como recurso para o desenvolvimento de competência linguística de alunos da 9ª e 10ª classes das Escolas Delegado Eusébio Nelson e Liceu do Dundo no Município do Chitato, Província da Lunda-Norte
Resumo
Os estudos que abordam a temática na nossa realidade são escassos e pouco explorado mas de grande relevância,, por isso, nos propusemos reflectir sobre a questão que se prende com a LIJ para o desenvolvimento da competência linguística. Este artigo tem como principal objectivo apurar como professores da Escola do I ciclo do ensino secundário Delegado Eusébio Nelson e do II ciclo do ensino secundário Liceu do Dundo, ambas situadas no Município do Chitato, percepcionam o desenvolvimento de competência linguística aos alunos, facto que poderá ser impulsionado com a estimulação dos alunos das demais escolas da Província da Lunda-Norte. Neste contexto, o estudo procurou responder aos objectivos traçados, que compreendem estratégias e actividades que estimulem a literatura infanto-juvenil nos alunos das escolas em análise, assim como, acções que ajudem a gostar a prática de leitura com vista a desenvolver a sua competência linguístico-comunicativa e os benéficios da LIJ. Além disso, o tema insere-se no âmbito do processo de ensino- aprendizagem ou contexto escolar que visa desenvolver o aluno, nos aspectos intelectual, sócio-educativo, psico-motor e cultural, com vista a uma correcta integração na sociedade. A metodologia de investigação aqui descrita tem como base a exploração da parte empírica que foi escolhida para a realização deste trabalho, por meio de um formulário elaborado com questões abertas, respondido pelos professores e alunos. Como instrumento para a colecta de dados, aplicámos o inquérito para perceber o estado actual da literatura infanto-juvenil, consideramos uma população de 8.808 da qual extraímos uma amostragem de 263 participantes.
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