O Currículo Escolar e as Necessidades Educativas Especiais: um olhar sobre adaptação curricular em sala de aulas
Resumo
Este artigo intitulado o Currículo Escolar e as Necessidades Educativas Especiais: um olhar sobre a adaptação curricular em sala de aulas, tem uma base bibliográfica, e pretendia analisar o papel do professor, enquanto gestor micro, na adaptação curricular na sala de aulas face aos alunos que necessitam de uma atenção especial. Na verdade, é desafio actual de todas as escolas traçar estratégias, políticas pedagógicas, mudança de atitude e práticas de ensino, e que possam possibilitar educação para todos alunos (sem ou com dificuldades de aprendizagem e sem ou com “necessidades educativas especiais”). Por parte do professor cabe-lhe a tarefa de implementar todo projecto pedagógico na sala de aulas junto dos alunos, que naturalmente são diferentes, e porque são diferentes, o currículo também o deve ser (trata-se de adaptações ou adequações que devem ser feitas para atender a diversidade da turma) e o professor também deverá ser diferente (trata-se da sua forma de ser e estar). Quer dizer, ele deverá adaptar o currículo às características específicas de cada turma e aluno, buscando mecanismos que possam facilitar a sua actividade docente e a aprendizagem dos alunos numa visão inclusiva. É necessário sim que os professores nas suas actuações diárias saibam que só poderão alcançar um êxito, caso tenham em mente a questão da diversidade e atenderem as especificidades de cada aluno, adoptando estratégias, procedimentos, avaliações que respeitam o ritmo de aprendizagem individual
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