Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes Revista Eletrónica; KULONGESA - TES; publicação periódica; Escola Superior Politécnica da Lunda Sul (ESPLS); Universidade Lueji A'Nkonde; sediada cidade de Saurimo; Lunda Sul; Angola; carácter internacional; periodicidade trimestral; edições extraordinárias publicadas; revista científica; artigos; investigações; propostas teóricas; metodologias; inovações; experiências práticas; áreas científicas; ciências técnicas; ciências da educação; ciências da administração, ciências sociais, ciências da saúde; objetivo; divulgar; resultados científicos; professor; estudantes; pesquisadores; profissionais em geral; São utilizados o modelo de rotulagem Dublin Core e o protocolo de colheita OAI-PMH; URL: https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/oai?verb=Identify pt-PT <p><span class="tlid-translation translation" lang="pt"><span class="" title="">A revista permite aos autores conservar os direitos de autor e publicar sem restrições seus artigos.</span></span></p> diretor.revistakulongesates@gmail.com (Nuno Teles da Silva Robalo) revistakulongesa@gmail.com (José Eduardo Márquez Delgado) seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Proposta Estratégica para o Uso Correcto dos Sinais de Pontuação https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/221 <p>O artigo ora apresentado é uma síntese da minha monografia e um contributo para o ensino correcto da Língua Portuguesa, pois retrata assuntos inerentes ao uso adequado dos sinais de pontuação nos textos narrativos, tendo como base as insuficiências registadas nas provas dos alunos da 9ª. Classe do Instituto Médio Politécnico 28 de Agosto do Dundo, o que constitui o <em>corpus </em>da nossa investigação. Para a efectivação cabal desta pesquisa usamos o método de nível teórico, empírico, matemático-estatístico dentre outros, que possibilitaram a busca de dados e informações necessárias para a efectivação dos nossos anseios enquanto indivíduos que se preocupam com a difusão correcta da informação, realçar também que a pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa e tem como objectivo Propor sistema de actividades para o uso correcto dos sinais de pontuação no texto narrativo aos alunos da 9ª. Classe do Instituto Médio Politécnico 28 de Agosto do Dundo, propostas estas que poderão ajudar os professores na conquista do gosto pelo uso correcto dos sinais de pontuação e fazer com que os alunos façam do que nos chamamos de “exercício linguístico”, uma prática prazerosa e saudável para uma comunicação efectivamente cabal.</p> <p><strong>Palavras Chave: </strong>Proposta, Pontuação, Texto, 9ª. classe</p> Domingos Daniel Nhinguica Direitos de Autor (c) 2021 Domingos Daniel Nhinguica https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/221 seg, 27 dez 2021 13:26:24 +0000 Dificuldades da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino primário e secundário em Angola. ( caso do estudo a Província da Lunda Sul). https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/224 <p>A finalidade desta investigação é diagnosticar as causas que levam os estudantes a considerar a Matemática como uma disciplina difícil e propor metodologia eficaz que possa melhor o ensino de Matemática em Angola. Porém, apesar da ramificação e dar origem das outras disciplinas, ela continua sempre como a disciplina chave para as outras ciências principalmente as cadeiras dos cursos técnicos, isto é, a Matemática está presente em todas as disciplinas dos currículos escolares e da vida quotidiana. As dificuldades do ensino da disciplina nos subsistemas do ensino primário e secundário em Angola são originadas por vários factores tais como as políticas da elaboração dos conteúdos, a formação do professor de Matemática, os meios de ensinos entre outros. A péssima formação do professor de Matemática dificulta a aprendizagem dos estudantes.</p> <p>&nbsp;</p> Nelson Sapato Mafefe Direitos de Autor (c) 2021 Nelson Sapato Mafefe https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/224 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 Caracterização de crianças com Anemia Drepanócitica no Hospital Geral do Huambo de janeiro- junho de 2019 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/232 <p>Apesar da alta prevalência no país da Anemia Drepanocítica, carecem-se de estudos a respeito desta doença no Huambo. Foi realizado um estudo transversal, com o objectivo de determinar as características clínico-epidemiológicas de doentes de até 5 anos com Anemia Drepanocítica, tratados no Hospital Geral do Huambo no período de Janeiro a Junho de 2019. Estabeleceu-se algumas variáveis para o cumprimento do mesmo estudo como: Idade, sexo, procedência, Antecedentes familiares, estado nutricional, complicações da doença e tratamento. Onde notamos um predomínio de crianças com 5 anos, predominou o sexo masculino e da zona suburbana, o estado nutricional que predominou na maioria das crianças foi delgado, as complicações mais frequentes foram as crises vaso-oclusivas e o sequestro esplénico, e o tratamento que predominou foram o ácido fólico e antibióticos.</p> Amelia Estévez Betancourt, Yaneidy Iglesias Miranda, Rubén Carlos Mayo Márquez Direitos de Autor (c) 2021 Amelia Estévez Betancourt https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/232 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 Estratégias de Aprendizagem dos estudantes universitários e metodologias de ensino adaptada pelos professores face à pandemia de COVID-19 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/252 <p>O objectivo deste artigo consiste em descrever quais as estratégias de Aprendizagem dos estudantes universitários e a metodologia de ensino que utilizam seus professores durante o período de pandemia COVID-19, que se mostra mais eficazes em relação à aprendizagem. Este artigo caracteriza-se por empregar método descritivo quanto ao objectivo de recolha de dados em relação aos procedimentos e quantitativo no que diz respeito ao tratamento e análise dos dados. A população de estudo é composta por estudantes e professores da Universidade Lueji A´Nkonde, com uma amostra de 230 alunos e 22 professores da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte. Relativamente aos resultados, foram obtidos através aplicação individual duma escola de estratégias de aprendizagem, em que notou-se, 4 factores capazes de explicar a variabilidade da escola. Verificou-se também que o método e técnica de ensino considerado muito eficaz para os estudantes é resolução de exercício, porém a aula expositiva (teórica) é a metodologia mais utilizada pelos professores. A utilização de livros e fascículos é mais apontado na importância e eficiência dos recursos para estudante, no entanto o PowerPoint (projetor) é menos utilizado pelos professores. Desta forma, concluiu-se que não houve uma concordância do que os estudantes consideram eficazes para seu aprendizado, pensou-se que outros estudos sejam realizados na mesma linha de investigação para aprofundar esta questão.</p> Mbaz Nauege Direitos de Autor (c) 2021 Mbaz Nauege https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/252 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 A função pedagógica do Mukanda na cultura Lunda-Cokwe: reflexões e evidências https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/254 <p>O processo educativo é considerado complexo, por isso que deve procurar associar a educação formal (escola moderna) à educação informal (Mukanda), com vista a facilitar o alcance dos objectivos, pois no nosso contexto, essas duas áreas apresentam um único ponto de convergência: a transformação do homem. Por isso que a presente investigação tem como tema: "a função pedagógica do Mukanda na cultura Lunda-Cokwe: reflexões e evidências". Os resultados da entrevista aplicada a 17 munícipes mostram a necessidade de recuperar esta prática e indica como principais factores do seu abandono na sociedade: a guerra, perda de aulas na escola formal colonização e as religiões que desincentivam essas práticas.</p> José Eduardo Cândua, João Muteteca Nauege Direitos de Autor (c) 2021 José Eduardo Cândua https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/254 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 Avaliação da competência em leitura de alunos da 7.ª classe dos complexos escolares Delegado Eusébio Nelson na centralidade do Dundo e do Candjamba https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/255 <p>O presente trabalho versa sobre avaliação da competência em leitura de alunos da 7.ª classe dos Complexos Escolares Delegado Eusébio Nelson na Centralidade do Dundo e do Candjamba. Pela sua importância, a avaliação da competência em leitura de alunos permite definir o percurso dos alunos em diferentes momentos da vida escolar e com esses resultados determinar a adopção de métodos por parte do professor. Para compreender o tratamento que os professores dão à avaliação, elaborou-se um inquérito que foi aplicado a 500 alunos e 6 professores das duas instituições.</p> Luís Sá Muongueno, João Muteteca Nauege Direitos de Autor (c) 2021 Luís Sá Muongueno https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/255 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 Ferramentas do planeamento pedagógico como estratégia na formação de professores do I ciclo na escola do Magistério do Cambulo https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/256 <p>O presente trabalho visa fundamentar a importância do planeamento no contexto escolar, fazendo uma abordagem sobre os diferentes tipos de planeamento, as articulações possíveis entre eles e a sua efectiva aplicação tanto na organização das actividades docentes como na gestão escolar. Por meio da metodologia de pesquisa-acção, pretende-se estudar as características formativas existentes no planeamento pedagógico como contribuição para a formação de professores do I Ciclo no Magistério de Cambolo. Nesta óptica, conceituamos a ferramenta do planeamento pedagógico como um princípio de carácter profissional que deve guiar o processo de ensino-aprendizagem por vincular a teoria e a prática a partir da planificação.</p> Garcia Domingos Panda Coxe Direitos de Autor (c) 2021 Garcia Domingos Panda Coxe https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/256 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 Um esboço histórico sobre a educação de crianças com necessidades educativas especiais em Angola e o estudo da demanda para atendimento na cidade do Dundo, província da Lunda Nortes https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/258 <h4>RESUMO</h4> <p>As abordagens ligadas às necessidades educativas especiais passam a ganhar mais notabilidade a partir da Declaração de Salamanca em 1994. Nesse contexto, toda criança, independente da sua condição, passou a ter direito de frequentar escolas regulares. Necessidades Educativas Especiais nas salas normais é hoje prática comum nas escolas. Esta, diz respeito a toda a comunidade educativa. A demanda para atendimento de crianças com necessidades educativas especiais - NEE na escola regular, com garantias de direitos, de acesso e permanência com o compromisso de educação para todos, com qualidade e respeito às diferenças, é o grande tema deste estudo efectuado a partir dos dados do censo populacional de 2014 e pelas informações geradas pelo gabinete provincial da educação no Dundo, bem como as leis, normas e regulamentos do ensino especial em Angola.</p> Breve de Pensamento Mutaleno, Gabriela Isabel Reyes Ormeño Direitos de Autor (c) 2021 Breve de Pensamento Mutaleno https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/258 seg, 27 dez 2021 14:07:27 +0000 Organização e gestão educacional no contexto das escolas do II ciclo: estudo de caso do Instituto Politécnico 28 de agosto, magistério primário 11 de novembro e magistério do Dundo https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/309 <p>A presente pesquisa visa diagnosticar sobre a necessidade de organização e gestão educacional no contexto das escolas do II Ciclo: Estudos de caso do Instituto Politécnico 28 de Agosto, Magistério Primário 11 de Novembro e Magistério do Dundo, com vista a permitir a participação de todos os integrantes e aproximação da comunidade à escola, tornando-a aberta e possível alcance da qualidade de ensino-aprendizagem desejável e estar apto para as actuais demandas sociais. Para o alcance deste fim, utilizamos as seguintes vias: a observação, estudo documental, análise e síntese. Ao passo que a entrevista foi empregue como instrumento de recolha de dados. Os resultados da pesquisa espelham que os gestores não têm formação em gestão escolar</p> Benvindo João Caumba, João Muteteca Nauege Direitos de Autor (c) 2021 Benvindo João CAUMBA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/309 seg, 27 dez 2021 14:07:56 +0000 A Literatura infanto-juvenil como recurso para o desenvolvimento de competência linguística de alunos da 9ª e 10ª classes das Escolas Delegado Eusébio Nelson e Liceu do Dundo no Município do Chitato, Província da Lunda-Norte https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/310 <p>Os estudos que abordam a temática na nossa realidade são escassos e pouco explorado mas de grande relevância,, por isso, nos propusemos reflectir sobre a questão que se prende com a LIJ para o desenvolvimento da competência linguística. Este artigo tem como principal objectivo apurar como professores da Escola do I ciclo do ensino secundário Delegado Eusébio Nelson e do II ciclo do ensino secundário Liceu do Dundo, ambas situadas no Município do Chitato, percepcionam o desenvolvimento de competência linguística aos alunos, facto que poderá ser impulsionado com a estimulação dos alunos das demais escolas da Província da Lunda-Norte. Neste contexto, o estudo procurou responder aos objectivos traçados, que compreendem estratégias e actividades que estimulem a literatura infanto-juvenil nos alunos das escolas em análise, assim como, acções que ajudem a gostar a prática de leitura com vista a desenvolver a sua competência linguístico-comunicativa e os benéficios da LIJ. Além disso, o tema insere-se no âmbito do processo de ensino- aprendizagem ou contexto escolar que visa desenvolver o aluno, nos aspectos intelectual, sócio-educativo, psico-motor e cultural, com vista a uma correcta integração na sociedade. A metodologia de investigação aqui descrita tem como base a exploração da parte empírica que foi escolhida para a realização deste trabalho, por meio de um formulário elaborado com questões abertas, respondido pelos professores e alunos. Como instrumento para a colecta de dados, aplicámos o inquérito para perceber o estado actual da literatura infanto-juvenil, consideramos uma população de 8.808 da qual extraímos uma amostragem de 263 participantes.</p> Domingos Ipanga Ipanga, João Muteteca Nauege Direitos de Autor (c) 2021 Domingos IPANGA IPANGA, João Muteteca NAUEGE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/310 seg, 27 dez 2021 14:08:49 +0000 Proposta de fornecimento eléctrico sustentável no Instituto Politécnico da Lunda-Sul https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/314 <p>As fontes renováveis de energias podem converter-se em propostas que permitam uma diminuição do uso directo de combustíveis fósseis como fonte de energia actual a nível mundial que economiza grandes somas de dinheiro às entidades. Neste artigo se desenvolveu uma proposta de fornecimento eléctrico sustentável para aplicar no Instituto Politécnico da Lunda-Sul. Para esta avaliação utilizaram-se softwares (HOMER, PVSIST, Excel e MATLAB) os que permitem caracterizar as condições em que desempenharão-se as propostas. Propuseram-se diferentes variantes de fornecimento eléctrico para garantir o serviço contínuo à instituição e estudou-se do ponto de vista técnico económico as oportunidades e desvantagens de cada uma, além disso, se tiveram em conta diferentes indicadores sustentáveis para avaliar de uma óptica mais profunda as propostas declaradas.</p> Arone Inácio Augusta Venâncio, José Eduardo Márquez Delgado Direitos de Autor (c) 2021 Arone Inácio Augusta Venâncio, José Eduardo Márquez Delgado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/314 seg, 27 dez 2021 14:09:45 +0000 Considerações legais acerca da gestão sustentável: análise da comunidade Mwono Waha https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/320 <p>A relação do homem com a natureza tem sido cada vez mais predatória. Este problema constitui uma preocupação pelo meio ambiente que permita um desenvolvimento sustentável da comunidade de Mwono Waha em Saurimo. Em várias áreas do conhecimento, a mesma assumiu a função de trazer para o estudo e debates em várias vertentes do saber. Por esta razão a gestão Ambiental no desenvolvimento sustentável da comunidade, sempre procurou compreender os comportamentos dos seres humanos de uma determinada sociedade, relativamente ao ambiente. Deste modo devemos procurar analisar como as pessoas vivem e como é que elas cuidam do meio ambiente na sua comunidade. O artigo faz uma análise preliminar da observância das leis na gestão sustentável em uma comunidade.</p> Joao Jorge Direitos de Autor (c) 2021 Joao Jorge https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/320 seg, 27 dez 2021 15:07:02 +0000 Educação em Angola: limitações e avanços antes e depois da independência https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/321 <p>Este artigo científico, é parte da revisão de literatura de uma dissertação do Mestrado em Educação, ministrado na Escola Pedagógica da Lunda-Norte da Universidade Lueji A´Nkonde, Angola, como um dos requisitos para a defesa pública que conduz ao grau de Mestre na referida área do saber. Pretende-se com esta abordagem, apresentar de forma sintética o percurso da Educação escolar em Angola, suas limitações, Educação escolar e avanços no período pós-independência até ao momento atual. Para alcançar este objetivo fez-se uma revisão de literatura especializada e da pesquisa documental por estudo da legislação.</p> Fenaldo Yuri Diambeje Gilberto, Fortunato Pedro Talani Diambo Direitos de Autor (c) 2021 Fenaldo Yuri Diambeje Gilberto, Fortunato Pedro Talani Diambo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/321 O Currículo Escolar e as Necessidades Educativas Especiais: um olhar sobre adaptação curricular em sala de aulas https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/322 <p>Este artigo intitulado o Currículo Escolar e as Necessidades Educativas Especiais: um olhar sobre a adaptação curricular em sala de aulas, tem uma base bibliográfica, e pretendia analisar o papel do professor, enquanto gestor micro, na adaptação curricular na sala de aulas face aos alunos que necessitam de uma atenção especial. Na verdade, é desafio actual de todas as escolas traçar estratégias, políticas pedagógicas, mudança de atitude e práticas de ensino, e que possam possibilitar educação para todos alunos (sem ou com dificuldades de aprendizagem e sem ou com “necessidades educativas especiais”). Por parte do professor cabe-lhe a tarefa de implementar todo projecto pedagógico na sala de aulas junto dos alunos, que naturalmente são diferentes, e porque são diferentes, o currículo também o deve ser (trata-se de adaptações ou adequações que devem ser feitas para atender a diversidade da turma) e o professor também deverá ser diferente (trata-se da sua forma de ser e estar). Quer dizer, ele deverá adaptar o currículo às características específicas de cada turma e aluno, buscando mecanismos que possam facilitar a sua actividade docente e a aprendizagem dos alunos numa visão inclusiva. É necessário sim que os professores nas suas actuações diárias saibam que só poderão alcançar um êxito, caso tenham em mente a questão da diversidade e atenderem as especificidades de cada aluno, adoptando estratégias, procedimentos, avaliações que respeitam o ritmo de aprendizagem individual</p> Luciano Mário Jacinto, Domingos José Maiato Direitos de Autor (c) 2021 Luciano Mário Jacinto, Domingos José Maiato https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/322 seg, 27 dez 2021 15:11:43 +0000 O valor identidade na formação de professores de História-Geografia: contribuição ao desenvolvimento sustentável https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/319 <p>A formação em valores é essencial na sustentabilidade da sociedade angolana e de maneira particular o valor identidade tem um especial significado da defesa da cultura nacional e da profissão pedagógica o qual forma parte do debate e investigação acadêmica, como reconhecimento de suas contribuições para o enfrentamento do predomínio de uma ideologia neoliberal, a homogeneização de processos políticos e culturais no contexto da globalização</p> José Manuel Prata, Juan Fernando Muradas Gil Direitos de Autor (c) 2021 José Manuel Prata, Juan Fernando Muradas Gil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/319 seg, 27 dez 2021 15:05:05 +0000 ESTUDO HISTÓRICO DA CULTURA MUSICAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/227 <div id="tw-target-text-container" class="tw-ta-container hide-focus-ring tw-nfl" tabindex="0"> <pre id="tw-target-text" class="tw-data-text tw-text-large XcVN5d tw-ta" dir="ltr" style="text-align: left;" data-placeholder="Traducción"><span lang="pt">Neste trabalho são expostos os elementos fundamentais da cultura musical na formação do profissional de Educação Artística. A atenção está voltada para a evolução histórico-lógica dos currículos até o presente, inicialmente mostrando os aspectos essenciais das diferentes etapas para se chegar às tendências históricas.</span></pre> </div> <div id="tw-target-rmn-container" class="tw-ta-container hide-focus-ring tw-nfl"> <pre id="tw-target-rmn" class="tw-data-placeholder tw-text-small tw-ta" dir="ltr" style="text-align: left;" data-placeholder="">&nbsp;</pre> </div> Yanisley Castellanos Castellanos, Aleida Best Rivero Direitos de Autor (c) 2021 yanisley Castellanos Castellanos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/227 seg, 27 dez 2021 14:12:28 +0000 A anatomia do Leonardo da Vinci https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/230 <p>La anatomía tradicionalmente se ha basado en la disección de cadáveres para reconocer y caracterizar los distintos órganos. Leonardo Da Vinci, fue un gran dibujante anatómico. Objetivo: Realizar una revisión acerca de la historia de Leonardo da Vinci y su relación con la anatomía. Métodos: se emplearon métodos de investigación del nivel teórico, entre ellos análisis-síntesis, la inducción-deducción e&nbsp; histórico-lógico; de nivel empírico revisión de documentos. Resultados: Se realiza una reseña de su vida, principales trabajo realizados relacionados solo con la anatomía y su pintura, de forma cronológica algunos de los principales hechos que marcaron su existencia. Conclusiones: Leonardo da Vinci se destacó por su profunda pasión por el conocimiento. Sus estudios y aportes en una época donde la Anatomía no existía prácticamente; su genialidad y maestría hicieron que sus trabajos se adelantaran y fueran revolucionarios.</p> Amelia Estévez Betancourt, Raquel Pérez Recio, Glenny Pérez Santos Direitos de Autor (c) 2021 Amelia Estévez Betancourt https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/230 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 Lepra, um problema de saúde https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/231 <p>La lepra es una de las enfermedades que más se mencionan en la historia, sus orígenes se remontan a varios siglos antes de nuestra era. Es una enfermedad infecciosa crónica producida por el bacilo M. leprae que afecta piel y tejido nervioso periférico; causa daños irreversibles e importantes deformidades. Objetivos: Realizar revisión bibliográfica sobre la Lepra como problema actual a pesar del tiempo. Métodos: De nivel teórico Histórico-lógico, Análisis-síntesis, Inducción- deducción; nivel empírico la revisión de documentos. Resultados: Se realiza una secuencia desde la aparición de esta enfermedad. La epidemiologia y etiopatología y las recaídas que han presentado sobre todo por dificultades en el adecuado seguimiento. Conclusiones: Son numerables los países que reportan recaídas. Factores sociales condicionan la desigual distribución de la salud, bajo grado de escolaridad y el hacinamiento. La reaparición del bacilo es un posible evento que se presenta principalmente por fallas en el tratamiento.</p> Amelia Estévez Betancourt, Rubén Carlos Mayo Márquez, Raquel Pérez Recio Direitos de Autor (c) 2021 Amelia Estévez Betancourt https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/231 seg, 27 dez 2021 00:00:00 +0000 De las “monografías” a las revisiones sistemáticas de la literatura: hacia una mejor investigación formativa https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/293 <p>En el Instituto Superior Politécnico de Huambo (ISPHbo) se ha constatado que en los trabajos de género investigación bibliográfica varios estudiantes hacen revisiones tradicionales, lo que limita la calidad de los resultados y la formación de los estudiantes para la investigación. En este artículo se argumenta una propuesta para sustituir, en esa institución, las revisiones bibliográficas tradicionales por el tipo de investigación de Revisión Sistemática de la Literatura (RSL). Se propone adoptar una guía práctica de RSL que viene siendo aplicada en el curso de Ingeniería Informática del ISPHbo. Por último se hacen recomendaciones para estructurar los TFC que realicen investigaciones de tipo Revisión Sistemática de la Literatura.</p> Amaury Pérez Torres, Dilma Elena González Arbella Direitos de Autor (c) 2021 Amaury Pérez Torres https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/293 seg, 27 dez 2021 14:13:47 +0000 Abordaje preliminar del manejo socioeducativo integrado de comportamientos juveniles en las residencias estudiantiles universitarias https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/303 <p>Resumen: La atención al estudiante becario en las residencias estudiantiles va más allá de una mera organización del espacio y la estancia , supone la adecuación de comportamientos al nuevo contexto no solo de relaciones sociales sino de construcción de saberes, manejar desde una perspectiva integrada es conjugar los aspectos personológicos, sociales y las características del entorno universitario,. El presente artículo toma en cuenta los aspectos contemporáneos de la orientación educativa como concepción del manejo socioeducativo de manera integral, lo anterior supone desde esta perspectiva expresión de la calidad de los procesos que se gestan en las residencias universitarias.<br>Palabras clave: becario universitario, residencias estudiantiles universitarias, manejo socioeducativo, calidad de los procesos .<br>Summary: The attention to the student the grant holder at the student residences surpasses a very organization of the space and the sojourn, supposes the adjusting of behaviors to the new context you did not sole of social relations but of construction of knowledges, driving from an integrated perspective is to combine aspects personológicos, social and the characteristics of the university surroundings,. The present I articulate take in account the contemporary aspects of the educational orientation like conception of handling socioeducativo of integral way, the above involves from this perspective expression of the quality of the processes that are gestated at the halls of residence.<br>Keywords: University grant holder, student university residences, handling socioeducativo, quality of the processes.</p> Fabio Enrique Carreres Bonne Direitos de Autor (c) 2021 Fabio Enrique Carreres Bonne https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/303 seg, 27 dez 2021 14:14:16 +0000