A Mukanda

A iniciação masculina entre os Povos Cokwe denominam por Mukanda. É uma autêntica Escola  para os jovens adolecentes rapazes aprenderem a Vida na Sociedade. A mukanda cumpre duas  vertentes , médica , pois purifica o corpo do homem e social porque  aprende como  viver na comunidade.

Acontece porém, que na Comunidade Cokwe, estamos a falar  de uma Aldeia ou Povoação   os jovens adolescentes  rapazes dos 10 aos 14 anos de idade necessariamente,  deve ser circuncisado. O acto ou o processo de toda a cerimónia é que chama do Mukanda. Os jovens de idades compreendidas entre os 10 aos 14 anos,  voluntariamente ou por decisão dos pais devem ser circuncisados, em cerimónia pública , “ Mukanda “.   Regras para realizar a cerimónia do Mukanda:

  • Identificar adolescentes na aldeia não circuncisados,
  • Disposição dos pais para a cerimónia naquele período
  • Submeter a anuência do Muata ou sej Soba da aldeia
  • Identificar o profissional ,na operação de corte e ensinamentos o chamado  Nganga Mukanda .
  • Mobilizam o instrutor principal
  • Escolher a mulher idosa disposta para consentir sacrifício de ser a mãe do Mukanda durante o período a chamada “ Nachifa “
  • Escolher o lugar ideal fora da aldeia , na mata onde ficaram isolados
  • Mobilizar homens para funções de palhaço “ Akixi “
  • Criar as condiões logísticas
  • Mobilizar jovens para acompanhantes de cada circuncisado “ Chicolocolo “.
  • Mobilizar homens de batuque

Esses são requisitos necessários para haja Mukanda numa Aldeia ou Povoação Cokwe. A Mukanda constitue uma das festas mais importantes da Comunidade Cokwe que realiza no período seco,  não chuvoso, ao ar  livre ou seja no recinto aberto Neste período observa-se  algumas características , como há muita carne fresca e seca porque é período das queimadas; realiza – se pesca porque o caudal dos rios está baixo, bombo seca facilmente e com rapidez porque é feito ao sol, a festa não é ameaçada pela chuva ,também há  várias colheitas  

A cerimónia propriamente dita, A  festa ocorre em dois dias. A noite que antecede a entrada dos kandanji no isolamento a festa é a noite , para toda comunidade da aldeia sem convite,  Porém, são avisados a população vizinha das aldeias .

Dia seguinte logo a madrugada são levados thundanji ao local do isolamento e obedcem a ordem estabelecida para a operação cirúgica ao pénis e emseguida informa – se aos familiares o sucesso da operação, praticamente é o fim da cerimónia, Entrada.

O que se aprende de importância no Mukanda?

Os dois ou três anos de permanencia os thundanji aprendem de tudo um pouco para a vida na sociedade. Aprendem como construir  casa, como fazer armadilhas para caçar e como pescar, aprendem a técnica como cultivar a terra e organizar a sua lavra , tudo para o seu sustento e da família. Aprende regras de boa convivência na sociedade, como gerir a casa , a família em geral, como respeitar a família da mulher e todo o mais velho, como ser obidiente e respeitoso, como dançar, como estar no Cota ( django com mais velhos),  portanto tudo para serve estar na sociedade.

Cerimónia de saída

Anos depois realiza – se o processo de Saida .Novamente “cisela” festa já de alegria do regresso dos filhos, a festa aí é mais carregada.  Todo o aprovisionamento feito durante a preparação é colocada a disposição da consgração do familiar.Os jovens saiem na manhâ depois do cisela do dia anterior , exibem os dotes de dança aprendido e cada um atira cm a sua flecha a galinha colocada a sua disposição pelos familiares. São compensados o Nganga mukanada e os chicolocolo e Nachifa bem como o instrutor e todos quanto colaboraraam no sucesso do mukanda.

Continuação após Mukanda

O jovem circuncisado já pode frenquentar no Django com mais velho onde vai aprender outros ensinamentos da vida civil ou livre. As histórias da tradicional , os provérbios e como dar  a solução dos problemas da vida .

Concluímos que efectivamente Mukanda é  uma Escola da vida entre os Povos Cokwe.

 

MSc. João Baptista Abreu Manassa

Publicado: 27-12-2021